Acessibilidade
Atendimento por e para todos
Acadêmico de Administração, Gustavo Klug tem deficiência visual e integra a equipe de atendimento ao público do Sanep
Acadêmico de Administração, Gustavo Klug tem deficiência visual e integra a equipe de atendimento ao público do Sanep – setor que é peça-chave para a resolução das demandas dos moradores
Autonomia é a palavra que define a rotina de Gustavo Klug, estudante do sexto semestre de Administração na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e estagiário no setor administrativo do Sanep. Com cerca de 5% da visão nos dois olhos, o jovem de 24 anos divide as tarefas do dia entre o trabalho durante a tarde e os estudos no turno da noite.
Responsável pelo atendimento direto com o público via telefone, o futuro administrador recebe demandas dos outros setores, as estuda, analisa e faz o contato com os clientes para resolver e acompanhar as questões pendentes, como regularização do imóvel e devolução de valores pagos em duplicidade. “Converso com os moradores para pedir documentações, dados e também encaminho alguns requerimentos internos. Tudo por telefone”, compartilha, com orgulho.
Independência e acessibilidade
Klug atua na área administrativa do Sanep há quase oito meses, depois de ter sido aprovado e convocado no processo seletivo para estagiar na autarquia. Desde o início, ele relata que teve todo o auxílio e assistência necessários para realizar seu trabalho normalmente: “Quando cheguei, expliquei para o pessoal que precisava instalar os programas de leitura, que me permitem interagir com o computador e os sistemas de atendimento, e eles me ajudaram bastante. Todo mundo aqui é bem prestativo comigo e a equipe é ótima”, declara.
Acostumado à rotina, ele conta que já está familiarizado com as ferramentas que utiliza durante o expediente diariamente, principalmente com o notebook e o telefone: “Com todas as instalações feitas aqui, eu me viro bem e é super tranquilo. Tô muito feliz com a oportunidade de poder trabalhar aqui, fui muito bem acolhido”, afirma o estagiário.
O sentimento de alegria é recíproco por parte da equipe: “O Gustavo é um querido, um menino competente e dedicado. Ele nos ensina muito sobre a vida e sobre as relações. Conversa sempre de forma carinhosa e atenciosa com os nossos clientes, o que é essencial no atendimento do serviço público”, comenta a chefe do Departamento de Logística, Andrea Silveira, que coordena o setor onde o jovem atua.
Inclusão é prioridade
O Sanep destina vagas para pessoas com deficiência em todos os seus processos seletivos e concursos públicos, conforme determina a legislação, proporcionando que dezenas de estagiários e funcionários iniciem sua jornada profissional no setor público. A diretora-presidente Michele Alsina ressalta que a diversidade de pessoas, com perspectivas e histórias de vida diferentes, é um ganho para o quadro de servidores e para a autarquia. “A pluralidade nos faz crescer e nos fortalece. Como o Sanep atende todos os moradores de Pelotas, é fundamental que esta diversidade também esteja representada no outro lado da linha”, pontua.
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